Mato Grosso, Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024     
Novo Portal
Representantes do Ministério de Meio Ambiente participam do Festival das Águas
Representantes do Ministério de Meio Ambiente participam do Festival das Águas
15/11/2003 17:02:17
por Coordenadoria de Comunicação Social

O espaço de debates sobre o valor da Água como base para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat e o Ministério de Meio Ambiente, MMA, em Cáceres durante o Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso, Águas de Pantanal contou com a participação do Secretário Nacional dos Recursos Hídricos do MMA, João Bosco Senra e do Coordenador Nacional do Programa Pantanal, Valmir Gabriel Ortega.

Nas discussões em mesa redonda constituída por professores da Unemat, representantes do Fórum de Lutas e Entidades de Cáceres, FLEC e de organismos não governamentais, os representantes do MMA expuseram as diretrizes e políticas de conservação dos recursos hídricos que estão sendo implantadas pelo ministério, bem como as ações voltadas para o pantanal.

“Nós estamos apoiando os estados na organização dos conselhos e comitês de recursos hídricos para que tenhamos políticas descentralizadas e participativas, porque acreditamos que a solução está no sistema como todo”, afirma Senra pontuando a importância do envolvimento dos estados e da sociedade na estruturação desses órgãos e no fomento a discussões e propostas.

Neste sentido, o secretário destacou a promoção do Festival das Águas que envolve diversos organismos no propósito de debater políticas públicas em prol de conservação da água e da vida que habita em torno dela.

“Essa iniciativa da Universidade em conjunto com todos os Fóruns, contribui para criar uma sociedade sustentável que coloca a questão da água como prioridade e exige dos governos que implemente políticas nessas áreas, participando também com suas propostas, sugestões e pesquisas, num processo de sensibilização”, destaca Bosco.

O Secretário elencou como diretrizes de sustentação do trabalho da secretaria, o controle social; o desenvolvimento sustentável; a transversalidade, com envolvimento de vários órgãos do governo nas esferas municipal, estadual e federal, e o fortalecimento dos sistemas por meio dos conselhos.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24691 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada